Notícias

APP para iOS e Android permite entregar declaração de IRS

Sim, já pode dizer adeus ao papel e preenchimento manual. Esta nova APP, disponível para iOS e Android, permite entregar a declaração de IRS através do seu telemóvel desde que tenha direito a IRS automático. Após a sua declaração estar entregue, também pode usar esta aplicação para obter a prova de entrega ou o comprovativo.

De acordo com um comunicado da própria Autoridade Tributária, “este  é mais um passo no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através do desenvolvimento de aplicações móveis que tornem mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”.

Além da possibilidade de envio do IRS dos contribuintes que estão abrangidos pelo regime do IRS automático, esta app permite ainda a consulta do estado da sua declaração. As restantes pessoas podem usar a app para perceber como está a situação da declaração, isto é, se foi entregue, se está em validação ou em emissão de reembolso ou pagamento.

APP para iOS e Android permite entregar declaração de IRS

 

APP para iOS e Android permite entregar declaração de IRS

O IRS automático é uma modalidade que permite aos contribuintes acederem aos dados já todos preenchidos e foi alargado em 2017 para os agregados familiares com dependentes desde que tenham rendimentos do trabalho por conta de outrem ou de pensões.

A App, gratuita, é compatível com os sistemas operativos Android e IOS e pode ser obtida no Itunes e na Play Store da Google.

 

A APP foi lançada para o IRS de 2016

Sim, se seguirem os links acima disponibilizados irão aceder à APP disponibilizada para entrega do IRS de 2016.

Depois de a ANAJ tentar contatar a AT através dos endereços de email disponibilizados na plataforma online, recebemos uma mensagem de erro:

Endereço não encontrado

A sua mensagem não foi entregue a dsirs@dgci.min-financas.pt, porque não foi possível encontrar o domínio dgci.min-financas.pt. Verifique se o nome tem erros de escrita e tente novamente.

 

Ao tentar entrar em contato através da plataforma, outra mensagem de erro:

AT - Erro de contato

 

Conclusão

  • Teremos que aguardar para confirmar se a APP de 2016 serve para a entrega do IRS de 2017.

 

 

Gostou do Artigo ? Precisa de apoio ou aconselhamento Jurídico ?

ANAJ - Subscreva a quota de Associado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *