Notícias

Conheça todas as suas contas bancárias

Ao longo da vida, muitas pessoas vão abrindo contas bancárias em seu nome, ou mesmo no nome dos seus filhos. Vão surgindo situações mais ou menos inesperadas que acabam na abertura de uma conta bancária à qual facilmente se perde o rasto por razões diversas.

Ou porque, numa abordagem por um comercial, solicitaram um cartão de crédito numa grande superfície comercial, ou porque lhe enviaram um cartão gratuito para casa, ou porque um gerente bancário fez questão em que abrisse uma conta poupança em nome dos filhos, ou mesmo aquele cartão estudante que teve durante a universidade porque oferecia vantagens para universitários. Em resumo, existem grandes hipóteses de ter uma conta aberta em seu nome, com ou sem dinheiro, sem que se lembre que a conta existe.

Conhea todas as suas contas bancarias

Conheça todas as suas contas bancárias

Pode parecer mentira mas todas essas contas bancárias, abertas há mais ou menos anos, continuam a existir e o seu conhecimento encontra-se à distância de apenas alguns cliques. Para isso tem disponível uma ferramenta online disponibilizada pelo Banco de Portugal, que o(a) vai ajudar a reavivar a memória.

Com essa ferramenta terá acesso às suas contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros, mesmo aquelas que passaram ao esquecimento.

Essa ferramenta chama-se Base de Dados de Contas e está disponível desde 2015 no site do Banco de Portugal, precisando apenas do cartão de cidadão, se tiver à mão um leitor de cartões, ou dos dados de acesso ao Portal das Finanças, para utilizar a ferramenta e aceder à Base de Dados.

Perguntas mais frequentes

Quais as condições de acesso à base de dados ?

A obtenção do Mapa da Base de Dados de Contas está dependente de autenticação válida. A autenticação é efetuada através do Cartão de Cidadão (no caso de pessoas singulares) ou das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal para o acesso ao Portal das Finanças (no caso de pessoas coletivas e também pessoas singulares). Todos os acessos devidamente autenticados consideram-se feitos por um legítimo requerente.

É necessário usar a Internet para aceder à base de dados de contas ?

Não. O pedido de consulta à Base de Dados de Contas pode também ser apresentado em qualquer posto de atendimento ao público do Banco de Portugal, pelo titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar. Pode ainda enviar o seu pedido por correio, mediante o envio deste formulário devidamente preenchido e acompanhado de cópias certificadas dos documentos de identificação civil e fiscal, para a seguinte morada: Banco de Portugal – Agência de Braga. Pç. República, n.º 1. 4710-305 Braga

Podem os herdeiros requerer o acesso à base de dados de contas ?

Sim. Neste caso, é necessário que apresentem os documentos de identificação, a escritura de habilitação de herdeiros em que consta a qualidade (herdeiro) invocada pelo requerente e os documentos de identificação do titular dos dados (falecido).

Conheça todas as suas contas bancárias é apenas um de muitos exemplos de casos do seu superior interesse disponibilizados no Blog da ANAJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *