Notícias

Sabia que pode doar 0,5% do seu IRS à Cultura ?

Sim, você pode doar 0,5% do IRS a uma entidade cultural que esteja inscrita para esse efeito, sem qualquer custo para si. Para tal, basta que, quando estiver a preencher a declaração de IRS, assinale essa intenção no quadro 11 da folha de rosto da declaração Modelo 3, colocando uma cruz no quadrado “Instituições culturais com estatuto de utilidade pública” e o número de identificação fiscal da entidade cultural.

Esta ajuda é totalmente gratuita para os contribuintes, uma vez que apenas fará a doação se tiver de pagar imposto e não se tiver de receber, sendo o montante afetado retirado à receita do Estado.

Sabia-que-pode-doar-05-do-seu-IRS-à-Cultura

Saiba a que instituições pode consignar parte do IRS

São abrangidas instituições culturais com estatuto de utilidade pública, além de instituições religiosas, IPSS ou pessoas coletivas de utilidade pública, que já antes podiam beneficiar da consignação de 0,5% do IRS e do benefício de 15% do IVA suportado.

No ano passado já eram cerca de 3.500 as entradas que figuram no documento publicado no Portal das Finanças. Mais lá para a frente deverá ser publicado novo documento atualizado.

One thought on “Sabia que pode doar 0,5% do seu IRS à Cultura ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *