Notícias

Saiba como confiar num site de comércio online

As compras online estão a aumentar de uma forma exponencial, mas uma questão continua a preocupar muitas pessoas, será que posso confiar neste site de comércio online ? É do conhecimento geral que a internet está cheia de sites que são falsos e fraudulentos onde as suas ofertas de produtos parecem, aos olhos do cidadão comum, raras oportunidades de comprar produtos a preços nunca antes vistos.

A publicidade que esses sites promovem nas redes sociais leva a crer que se trata de sites confiáveis e nos quais poderão fazer compras em segurança. Infelizmente, esta dedução está longe de ser verdadeira.

Saiba como confiar num site de comércio online

Saiba se pode confiar num site de comércio online

Claro que não existe uma receita milagrosa para se poder, ou não, confiar numa determinada loja online, mas, há um fator que deve ser analisado por todos:

  • Se você vê um produto a ser vendido por um preço milagroso ou bastante abaixo do preço médio praticado noutros sites, desconfie imediatamente !

 

O que posso fazer para diminuir os riscos de uma compra fraudulenta ?

Escreva o nome do site num mecanismo de pesquisa e analise os resultados. Se o site em questão é um perigo (ou simplesmente um site considerado ilegítimo), uma pesquisa rápida no Google será suficiente para informá-lo em conformidade. O Google tende a compilar as avaliações de utilizadores de sites de alto tráfego perto do topo dos resultados da pesquisa, por isso certifique-se de verificar se esse site se encontra nos primeiros lugares da pesquisa.

Tome atenção ao tipo de ligação do site. Um site que possui um certificado de segurança “https” geralmente é mais seguro e, portanto, mais confiável do que um site que usa a designação “http” mais comum. Isso ocorre porque a certificação de segurança de “https” é um processo com que os sites mais ilegítimos normalmente não se preocupam. Verifique também se a página de pagamento do site em particular é igualmente uma página “https”. Veja a imagem abaixo.

Saiba como confiar num site de comércio online - 2

O Nome de Domínio – Muitos sites fraudulentos usam um nome de domínio semelhante a uma marca mas acrescentam uma letra ou uma pequena extensão ao nome.

Verifique o WHOIS – Faça uma pesquisa WHOIS do domínio para ver quem é dono desse domínio. O resultado informará o quem registou o domínio (empresa em que o domínio foi comprado), quando foi criado, quando expira, bem como detalhes de contato. Outra observação relevante é o “tempo de vida” do domínio. Se estiver ativo há menos de um ano, provavelmente é um site fraudulento.

Se chegou a esse site através de publicidade do Facebook, analise os comentários no Facebook. Sites fraudulentos tendem a apagar os comentários depreciativos. É normal ver-se uma determinada oferta com centenas de comentários, mas quando vai tentar visualizar esses mesmos comentários apenas consegue ver meia dúzia deles. Isto acontece porque os gestores da página apagam os comentários depreciativos mas não conseguem alterar o contador que é controlado pelo próprio Facebook.

 

Existe algum meio mais automático que eu possa usar ?

Sim, existem alguns sites online que, de uma forma automatizada, fazem uma séries de pesquisas ao domínio pretendido, a fim de confirmar o grau de confiança desse mesmo domínio. Deixo aqui um exemplo:

  • https://www.scamadviser.com/ – Basta inserir o endereço do domínio para, em poucos segundos, visualizar o grau de confiança desse site.

 

Gostou do Artigo ? Precisa de apoio ou aconselhamento Jurídico ?

ANAJ - Subscreva a quota de Associado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *