Notícias

Serviços públicos Online que talvez desconheça

Portugal é dos países da Europa com mais serviços públicos Online, facto desconhecido por muitos e que pode poupar muito tempo e dinheiro a todos os cidadãos. O problema é que muitos contribuintes desconhecem estes serviços Online onde podem tratar de um sem-número de tarefas, evitando deslocações, perdas de tempo e dinheiro.

Marcar uma consulta no médico, entregar o IRS, reclamar de um serviço no livro de reclamações, pedir um certificado ou uma licença etc etc etc etc…  já não carece de ir para as filas. Mas muitas pessoas ainda desconhecem estes serviços online e como se chega a eles.

ANAJ - Serviços públicos Online que talvez desconheça

 

Serviços públicos Online que talvez desconheça

Mapa do Cidadão

O Mapa do Cidadão é um website que fornece informação sobre todos os locais de atendimento da administração pública, nomeadamente hospitais, esquadras, repartições de finanças, conservatórias, Lojas e Espaços de Cidadão.

Pode, por exemplo, saber qual a distância, o melhor percurso, o horário de funcionamento e qual a documentação necessária, custos e prazos legais para qualquer serviço dos cerca de 7000 pontos de atendimento georeferenciados.

Aceder aqui: https://www.mapadocidadao.pt/

Portal do Governo de Portugal

Pode explorar a informação sobre o atual Governo, mas permite também aceder a informação sobre o histórico dos anteriores governos constitucionais recuando no tempo até 1974 e consultar todos os executivos mesmo dos primeiros Governos provisórios.

Na nova estrutura têm mais visibilidade as notícias que resultam das várias áreas governativas, que já não são designadas por Ministérios, e para o cidadão há uma ligação mais direta aos portais que reúnem informação e serviços, como o portal do Serviço Nacional de Saúde, o Portal do Cidadão ou o Portal das Finanças.

Aceder aqui: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21

Portal das Finanças

Um dos serviços online mais preponderantes será o Portal das Finanças, por onde passa a vida fiscal dos portugueses, quer ao nível particular, quer ao nível das empresas.

Entre outros, já é possível já é possível atualizar o agregado familiar e identificar a habitação permanente, para que tudo bata certo na entrega do IRS automático.

Aceder aqui: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html

Portal da Segurança Social

Este portal foi criado para facilitar o acesso a informações que outrora só seriam possíveis quando o utente se dirigisse pessoalmente às várias instalações desta entidade, o que por vezes levava horas em filas, sob a pena de não verem o problema resolvido quando a documentação não estava toda reunida.

Pode, por exemplo, ter acesso a informação e serviços tão variados como a requisição do abono de família, do subsídio de maternidade ou do subsídio de doença.

Aceder aqui: http://www.seg-social.pt/inicio

Portal do Cliente Bancário

O “Portal do Cliente Bancário” é um canal privilegiado de comunicação do Banco de Portugal com os clientes bancários. O seu lançamento surge no contexto do reforço de competências de supervisão comportamental do Banco de Portugal com a revisão do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 1/2008, de 3 de Janeiro.

Pode consultar aqui, as informações, ferramentas e ainda os serviços disponíveis. Além do acesso à Base de Dados de Contas, para saber como está a situação dos seus empréstimos e cartões de crédito,  pode consultar literacia financeira, ferramentas para simular o melhor crédito à habitação e comparadores de comissões bancárias.

Aceder aqui: https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/

Portal da Saúde

O portal saúde contribui para um melhor funcionamento do serviço nacional de saúde através de funcionalidades úteis tanto para os utentes como para os profissionais.

Este portal foi renovado recentemente e destaca-se por informar os utentes dos tempos de espera num determinado hospital e centros hospitalares. Para ser mais fácil o seu acesso, este disponibiliza aplicações para ter informações no seu dispositivo móvel, possibilita a marcação de consultas e também tem uma área de notícias dedicadas.

Aceder aqui: https://servicos.min-saude.pt/utente/

Portal IMT

Neste portal do IMT é possível tratar de quase tudo o que diz respeito à carta de condução: pedidos de alteração, renovação, substituição e pedido de 2ª via. Além destas possibilidades, poderá ainda fazer outras solicitações e verificar os seus dados.

E, caso seja necessário, depois pode também fazer o pagamento online relativo a cada um dos serviços.

Aceder aqui: http://www.imtonline.pt/

Portal das Contra-ordenações Rodoviárias

Permite consultar de forma rápida todos os seus processos de contraordenações rodoviárias, o seu registo de infrações de condutor, vulgo “cadastro” e apresentar requerimentos: defesas, pedido de pagamento da coima em prestações e pedido de consulta de processos.

Aceder aqui: https://portalcontraordenacoes.ansr.pt

Via Verde

Neste portal pode consultar os valores pagos e respetivos extratos, os valores por pagar ou os situações por resolver que estejam no seu nome. Evite multas e processos que podem custar-lhe tempo e dinheiro.

Aceder aqui: https://www.viaverde.pt/

Livro de Reclamações

Quantas vezes somos obrigados, num qualquer estabelecimento, a solicitar este meio de reclamação para que nos seja resolvido um problema que de forma directa não está a ser possível resolver?

Online também o poderá fazer. Deixe a sua identificação, a sua reclamação, o motivo pelo qual reclama e contra quem reclama.

Aceder aqui: https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

Perdidos & Achados

Este site faz parte do Sistema Integrado de Informação sobre Perdidos e Achados criado pelo Ministério da Administração Interna através da Portaria Nº 1513/2007 de 29 de novembro.

É um serviço inovador que permite que os cidadãos pesquisem de forma simples bens que foram encontrados e entregues às forças de segurança (GNR e PSP). Se perdeu objetos, valores ou documentos, experimente encontrá-los através deste portal.

É possível pesquisar documentos ou objetos achados e consultar o local onde foi entregue o bem que procura para que o possa recuperar mais facilmente.

Aceder aqui: https://perdidoseachados.mai.gov.pt/SIISPA2013/default.aspx

Autoridade Tributária e Aduaneira

Por questões de preço, mercado ou disponibilidade, por vezes surge a necessidade de adquirir um produto além-fronteiras. Se for tão além que saia da União Europeia, o processo deixa de ser um simples envio e passa a ter a ação da Autoridade Tributária, havendo a possibilidade de cobrança de taxas alfandegárias.

Saiba todos os detalhes e a melhor forma de proceder dependendo do caso, neste serviço online.

A Autoridade Tributária e Aduaneira está disponível online no Portal das Finanças.

 

Gostou do Artigo ? Precisa de apoio ou aconselhamento Jurídico ?

ANAJ - Subscreva a quota de Associado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *